Diretrizes
Conheça as diretrizes das ações do EMCANTAR

Cultura

As vivências artístico-culturais realizadas nas atividades do EMCANTAR constituem um conjunto de ações essenciais para o processo de transformação individual e social empreendido pela instituição.

Isto porque o envolvimento com a arte sempre foi, nos mais diferentes tempos e lugares, fundamental para que o ser humano se constituísse como tal. A desvalorização desta arte integrada ao humano é um dos principais sintomas da desumanização por que passa a sociedade contemporânea, na qual, cada vez mais, é cultivado o “viver para o ter” em detrimento do “viver para o ser”. O caminho para o “ser” trilhado pelo EMCANTAR, tendo em vista o encantamento com o mundo, passa necessariamente pelo exercício da arte como vivência e experiência.

Diante desta perspectiva, o EMCANTAR desenvolve suas atividades artísticas por meio de apresentações musicais, CDs, e pela inserção da arte em seus projetos de educação, em um trabalho que contempla as linguagens  da música, literatura, teatro, artes plásticas e brincadeiras da cultura popular.

 

Educação

O EMCANTAR desenvolve projetos de formação continuada e oficinas pontuais com foco em vivências artísticas e educação socioambiental no intuito de contribuir para uma formação humanizadora, despertando um indivíduo que olha para si, para o outro e para o espaço que ocupa.

As atividades artístico-educacional são regidas pelas seguintes diretrizes:

  • Contribuir para o desenvolvimento das habilidades de criação, expressão e convivência, por meio de atividades artísticas;
  • Compartilhar, por meio da ludicidade, exercícios de criação com linguagens artísticas fomentando a criatividade, a imaginação e a curiosidade;
  • Difundir a vivência de manifestações da cultura popular, como canções, brincadeiras, ritmos e histórias, e promover o encantamento com o mundo propiciado pelo contato com a arte;
  • Promover a ampliação do universo cultural de educadores, crianças e adolescentes;
  • Promover o sentido de pertencimento social e ambiental por meio da vivência artística coletiva, estimulando um relacionamento saudável consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente;
  • Disseminar o relacionamento responsável com o meio ambiente por meio da sensibilidade, da prática do cuidado e do consumo consciente.


Meio Ambiente

A concepção socioambiental do EMCANTAR visa consolidar práticas consistentes que, realizadas no dia-a-dia, promovam novas posturas e outros olhares sobre o mundo em que vivemos.

Essa perspectiva vivenciada pelo EMCANTAR sugere a análise e a (re)inserção do ser humano como parte da natureza. Um pensamento socioambiental impõe a necessidade de inserir, na prática de vida, a crença de que todos os organismos estão profundamente inter-relacionados com o seu ambiente, que não se limita à natureza. Partindo desse pressuposto, não há como separar cultura e meio ambiente, pois a forma como as pessoas vivem e desenvolvem seus hábitos influencia diretamente o espaço onde elas se encontram e vice-versa, numa relação harmônica.

 



 
 
 

© Copyleft 2010 EMCANTAR - Cultura Educação Meio Ambiente.
Rua Maria Augusta de Morais, 04.
Anexo I. Sala 04.
Conjunto Alvorada.
Uberlândia (MG)
CEP: 38407-069
Fone: (34) 3222-7874 / 7764 / 7966

QuipusO WebSite EMCANTAR.ORG conta com a tecnologia
em gestão de conteúdos da QUIPUS Conteúdo Digital.
www.quipus.com.br