Documentários
Conheça a produção audiovisual do EMCANTAR

RODA A RODA
Duração: 15 minutos
Direção: Waltuir Alves

Documentário que apresenta desdobramentos das ações dos educadores participantes do Projeto Educando entre 2003 e 2005.


COLEÇÃO CULTURA POPULAR

Direção: Waltuir Alves
Produção Executiva: Franciele Diniz
Pesquisa e Co-Produção: Clarissa Andrade, Franciele Diniz, Márcio Bonesso, Raquel Matos, Raquel Tibery, Renata Nogueira, Waltuir Alves.
Realização: EMCANTAR

Entre 2001 e 2003, o EMCANTAR empreendeu uma pesquisa cujo principal objetivo foi o registro e a divulgação de algumas manifestações da cultura popular da região do Triângulo Mineiro e história de vida de alguns de seus personagens. O resultado dessa pesquisa gerou uma série de seis documentários:

Filho de ex-escravos, nascido em 01/01/1901. Este documentário mostra um pouco da vida do “Seu Charqueada” e da sua devoção à Nossa Senhora da Abadia, o que faz com que ele percorra, de bicicleta, mais de 100 quilômetros para cumprir, todos os anos, um voto feito pela sua mãe quando ele ainda era criança.

Este documentário percorre as cidades mineiras de Uberlândia, Araguari, Estrela do Sul, Monte Alegre, Serra do Salitre, Ibiá, Romaria, Ituiutaba, Araxá e Uberaba, mostrando a multiplicidade de significados que cada participante atribui à Congada: o sincretismo religioso, os instrumentos, as músicas, os rituais e a devoção aos “Santos da Congada”.

Uma criança descobrindo a história e as pessoas do bairro onde mora. Este documentário conta um pouco da história do Bairro Patrimônio, o primeiro de Uberlândia-MG, que se formou em torno do Frigorífico Municipal. Um bairro rico em manifestações culturais, hoje ameaçado pela especulação imobiliária, a qual vai invadindo com uma velocidade cada vez maior o espaço dos seus antigos moradores.

"Catador”, trabalho que cresceu muito nas cidades nos últimos anos. Mas quem são essas pessoas? Como vivem? Por que optaram por essa atividade? O objetivo deste curta é mostrar um pouco da vida de uma dessas pessoas. Participou do IV Festival Internacional de Cinema Ambiental na Cidade de Goiás-GO no ano de 2002.

Ópera de operários que encenam a jornada dos Três Reis Magos à procura da Estrela de Belém, que os eleva a santos, cujo maior milagre é transformar operários em Reis. Neste documentário é possível conhecer um pouco sobre a Folia de Reis, seus símbolos, sua história e os motivos individuais que fazem de seus participantes grandes devotos dos Santos Reis.

Um pouco da história de vida do cantor e compositor Pena Branca: a infância em Cruzeiro dos Peixotos, o começo da carreira na rádios de Uberlândia-MG, a participação em festivais, a mudança pra São Paulo, a parceria com o irmão Xavantinho e outros eventos importantes em sua vida contados pelo próprio cantor e por suas músicas.

 
 
 

© Copyleft 2010 EMCANTAR - Cultura Educação Meio Ambiente.
Rua Maria Augusta de Morais, 04.
Anexo I. Sala 04.
Conjunto Alvorada.
Uberlândia (MG)
CEP: 38407-069
Fone: (34) 3222-7874 / 7764 / 7966

QuipusO WebSite EMCANTAR.ORG conta com a tecnologia
em gestão de conteúdos da QUIPUS Conteúdo Digital.
www.quipus.com.br