Histórico de Projetos
Relembre os projetos já desenvolvidos pelo EMCANTAR

Projetos realizados entre os anos de 2003 e 2012

  1. CURUPIRA

Projeto de formação artístico-cultural que consiste em oficinas semanais de Arte e Educação Socioambiental e na produção de apresentações artísticas inéditas, que privilegiam o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de expressão das crianças participantes, o estímulo a uma cultura da coletividade pautada na cooperação e o relacionamento responsável com espaço ocupado.

Objetivos
- Disseminar a prática e a vivência da arte, entendida como exercício de criatividade, expressão e comunicação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades artísticas, cognitivas e de convivência dos participantes;
- Valorizar e estimular o exercício da infância como etapa importante para a formação humana, no que tange o desenvolvimento afetivo, subjetivo, imaginativo e da espontaneidade.
- Promover a ampliação do universo cultural e da leitura de mundo dos participantes, por meio do contato com obras, conteúdos e vivências artísticas, colaborando para a preservação, renovação e difusão de canções e brincadeiras populares e do universo infantil;
- Estimular a prática do cuidado nas dimensões individual, social e ambiental, promovendo um relacionamento mais saudável consigo, com os outros e com o espaço ocupado;
- Fomentar o sentido de pertencimento social e ambiental por meio da vivência de ações artísticas coletivas regidas por um princípio colaborativo.

Público-alvo 
80 crianças frequentadoras do Educandário Lar da Criança em Araguari - MG.

Período de realização
Desde 2007

Financiamento
Em parceria com SICOOB Aracoop, CDL Araguari e a partir de 2010 com Serviço Social de Luto Frederico Ozanan.

  • ENGENHO DO CAMPO

Projeto de Educação Socioambiental com alunos e educadores da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves com foco no plantio de mudas de árvores em áreas degradadas e estimulo ao desenvolvimento de ações que minimizem impactos socioambientais.

Objetivos
- Disseminar conceitos socioambientais, como "Consumo Consciente" e "Pedagogia dos 4 Rs" a fim de fomentar um relacionamento mais responsável com o espaço ocupado;
- Incetivar a prática do cuidado e da preservação de espaços naturais do entorno da comunidade dos participantes e, consequentemente com as questões socioambientais globais;
- Capacitar os jovens para a produção e plantio de mudas de árvores, incetivando práticas de (re)florestamento;
- Implantar práticas socioambientalmente responsáveis no cotidiano escolar, expandindo-se para o ambiente doméstico.

Público-alvo
20 alunos e 05 educadores da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves de Uberlândia-MG.

Período de realização
Fevereiro a Novembro de 2009

Financiamento
Investimento direto da empresa Engeset S.A.

  • Cultura Popular na Escola

Projeto de formação continuada que desenvolveu oficinas de arte-educação com foco em danças, ritmos, histórias, canções e cantigas de roda populares com educadores e alunos de escolas públicas da rede municipal de educação de Araguari-MG. O principal intuito era contribuir para a preservação, renovação e difusão do patrimônio imaterial cultural e disseminar a prática da arte no ambiente escolar.

Objetivos
- Contribuir para ampliação do universo cultural e da leitura de mundo dos participantes;
- Colaborar para o desenvolvimento da capacidade de comunicação, expressão e criação;
- Disseminar a vivência e a prática da arte no ambiente escolar;
- Promover a preservação, valorização, renovação e difusão de elementos do patrimônio cultural imaterial da região.
- Fomentar o sentido de pertencimento social dos participantes por meio da vivência artística baseada em um princípio colaborativo.

Público-alvo
50 educadores e 500 alunos da rede pública municipal de Araguari

Período de realização
Fevereiro a Novembro de 2009

  • Oficinas de Arte-Educação com o uso do jornal - Algar Lê

Programa de formação continuada de educadores da rede pública de ensino fundamental de Uberlândia-MG desenvolvido por meio de oficinas de arte-educação focadas no uso de jornal impresso em sala de aula como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 4º ao 7º ano.

Objetivos
- Propiciar a disseminação e prática da arte no ambiente escolar;
- Promover a formação de educadores visando o desenvolvimento da capacidade de expressão e criação de alunos de escolas públicas de ensino fundamental, a partir do contato com jornais impressos, tanto como leitores como produtores de conteúdos;
- Estimular a ampliação do universo cultural e da leitura de mundo de educadores e alunos de escolas públicas de ensino fundamental, a partir do contato com jornais impressos;
- Valorizar o jornal como veículo cultural fundamental na história e identidade local;
- Colaborar para a preservação, renovação e difusão de manifestações da cultura popular

Público-alvo
80 educadores e cerca de 1.600 alunos da rede pública municipal de Uberlândia-MG

Período de realização
Fevereiro a Dezembro de 2009

Financiamento
Financiado pelo Instituto Algar de Responsabilidade Social com recursos das empresas Algar via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

  • Oficinas com a Comunidade - Bichos do Mato e Cantadores do Vento

Processo de formação continuada em Arte e Educação Socioambiental com pessoas da comunidade interessadas em compartilhar os princípios e práticas empreendidas pelo EMCANTAR. Os focos do trabalho eram a vivência e a criação artísticas, a instituição de práticas socioambientais e o fomento ao exercício da cidadania, por meio do desenvolvimento do protagonismo.

Objetivos
- Promover ações que colaborem para um processo de transformação individual e social visando uma nova forma de se relacionar com o mundo e com a vida, por meio do empreendimento de vivências artísticas, do estímulo a uma cultura da coletividade pautada na cooperação, e do relacionamento responsável com o espaço ocupado;
- Colaborar para ampliação do universo cultural e leitura de mundo dos integrantes;
- Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de expressão e criação dos integrantes;
- Implantar práticas que minimizem impactos socioambientais no cotidiano dos participantes;
- Contribuir para o desenvolvimento do protagonismo dos integrantes.

Público-alvo
Cerca de 80 pessoas entre crianças, jovens e adultos das cidades de Araguari e Uberlândia.

Período de realização
De 2001 a 2008

Financiamento 
Até 2006 não houve financiamento - foi realizado com recursos próprios.
Em 2007 o grupo Bichos do Mato foi patrocinado pelo Programa Natura Musical.
Em 2008 foi financiado pelo Instituto Alair Martins com recursos das empresas Martins e Tribanco via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

  • ATITUDE

Projeto de Educação Socioambiental com associados da Engeset S.A. com foco na mudança de postura quanto à relação com o meio ambiente e à implantação de práticas para minimização de impactos socioambientais.

Objetivos
- Disseminar conceitos socioambientais, como "Consumo Consciente" e "Pedagogia dos 4 Rs" a fim de fomentar um relacionamento mais responsável com o espaço ocupado;
- Contribuir para a redução do consumo e do desperdício no ambiente da empresa;
- Implantar práticas socioambientalmente responsáveis no cotidiano do trabalho, expandindo-se para o ambiente doméstico.

Público-alvo
Associados da Engeset S.A

Período de realização
2006 a 2008

Financiamento
Investimento direto da empresa Engeset S.A.

  • Projeto EDUCANDO

Projeto de formação continuada em Educação pela Arte e Educação Socioambiental com educadores e alunos de escolas públicas do ensino fundamental no município de Uberlândia-MG.

Objetivos
- Promover a Educação pela Arte e a Educação Socioambiental no espaço escolar, atuando de maneira efetiva e sistemática na construção de práticas educativas capazes de contribuir na ampliação da leitura de mundo de educadores e alunos e do desenvolvimento da capacidade de expressão e criação, além de fomentar posturas socioambientais responsáveis, despertando um indivíduo que olha para si, para o outro e para o espaço que ocupa.

Público-alvo
500 educadores e 1300 alunos de escolas públicas municipais e estaduais de Uberlândia-MG.

Período de realização
2003 a 2008

Financiamento
Patrocinado pelo Instituto Algar de Responsabilidade social com recursos das empresas Algar e com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura nos anos de 2006 a 2008.

  • TEIA DO CONHECIMENTO

Processo de formação continuada com educadores participantes da primeira edição do Projeto Educando (2003 a 2005) com o intuito de consolidar ações a serem realizadas na escola com foco em vivência artística, Educação Socioambiental e Inclusão Digital.

Objetivos
- Proporcionar a ampliação do universo cultural e da leitura de mundo do educador e, indiretamente, de seus alunos, associado ao desenvolvimento de sua capacidade de expressão e criação;
- Fomentar um modo de vida fundado na cooperação e no relacionamento responsável com o espaço ocupado;
- Estimular o uso da internet como ferramenta de trabalho e a inclusão digital como forma de inclusão social.

Público-alvo
35 educadores de escolas públicas municipais e estaduais de Uberlândia-MG.

Período de realização
2007

Financiamento
Investimento direto do Instituto Algar de Responsabilidade Social

  • EMCANTAR nos Bairros

Projeto de formação continuada em arte-educação com crianças e adolescentes de três comunidades com baixo aparelhamento cultural de Uberlândia-MG. O principal foco do trabalho foi a vivência e criação artísticas, resultando em apresentações artísticas inéditas apresentadas às comunidades beneficiadas.

Objetivos
- Contribuir para ampliação do universo cultural e da leitura de mundo dos participantes;
- Colaborar para o desenvolvimento da capacidade de comunicação, expressão e criação;
- Fomentar o sentido de pertencimento social dos participantes por meio da vivência artística baseada em um princípio colaborativo.

Público-alvo
60 participantes entre 08 e 12 anos dos bairros Brasil, Alvorada e São Jorge da cidade de Uberlândia-MG.

Período de realização
Fevereiro a Novembro de 2007

  • IDEIAS INCONTIDAS 

Projeto de formação cultural fundado na experiência e criação literárias e desenvolvido por meio de oficinas semanais.

Público-alvo 
120 crianças e adolescentes de 07 a 12 anos de bairros da periferia de Uberlândia-MG

Período de realização
Desde 2011

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

  • PARANGOLÉ COM CRIANÇAS

Projeto de formação cultural por meio da aplicação da tecnologia artístico-educacional Parangolé, metodologia desenvolvida pelo EMCANTAR para vivência e disseminação de brincadeiras popular. A Tecnologia Parangolé compõe o Guia de Tecnologias do MEC 2010.

Público-alvo
120 crianças de 07 a 14 anos, moradores de bairros de periferia de Uberlândia-MG.

Período de realização
Desde 2011

O projeto é realizado pela Associação EMCANTAR e pelo Instituto Algar, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura.

  • OLHO PORTÁTIL 

Projeto de formação cultural que tem como proposta a vivência, por meio de oficinas, dos processos de utilização de novas mídias acessíveis numa perspectiva artística, comunitária e de inclusão social.

Público-alvo
120 crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, moradores de bairros periféricos de Uberlândia-MG.

O projeto é realizado pela Associação EMCANTAR e pelo Instituto Algar, em parceria com o Programa Algar Transforma por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas.  

  • HISTÓRIAS DE QUINTAL

Projeto de formação continuada em educação socioambiental, que visa desenvolver posturas e hábitos socioambientalmente responsáveis por meio de oficinas de uso de materiais recicláveis para a produção de novos materiais. Essas oficinas estimulam a criatividade dos participantes e a capacidade de resolver problemas.

Público-alvo
Adolescentes de 11 a 14 anos, moradores de bairros de periferia da cidade de Uberlândia-MG

O projeto é realizado pelo Instituto Algar no Programa Algar Transforma, com assessoria educacional da Associação EMCANTAR.

  • PALAVRAS QUE BRINCAM - Música e Literatura na Escola

Palavras que Brincam, Ponto de Cultura do EMCANTAR, é um projeto de formação cultural em música e literatura na escola. Com foco na vivência e criação artísticas, o projeto tem como objetivos contribuir para ampliação do repertório cultural de educadores e alunos e com o desenvolvimento das capacidades de expressão e criação dos participantes.

Público-alvo
Educadores e alunos de escolas públicas estaduais de Uberlândia-MG

É realizado pela Associação EMCANTAR por meio do convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura, em parceria com as Escolas Estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek. 

  • EMCANTAR - Gravação e Lançamento de CD

Projeto que objetiva a gravação e lançamento de um novo álbum com canções inéditas e autorais do Grupo Artístico EMCANTAR. O lançamento do CD culmina com as comemorações de 15 anos do grupo, oferecendo oficinas e espetáculos gratuitos para toda comunidade de Araguari-MG. O projeto é realizado pelo EMCANTAR com apoio do Instituto Algar e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

  • CIRCULAÇÃO NOVO CD ESCUTATÓRIA

Projeto objetiva promover uma turnê em 2012 de lançamento do álbum Escutatória, novo trabalho autoral do grupo artístico EMCANTAR. A turnê teve início em abril de 2012 levando o Espetáculo Escutatória e oficinas para educadores com foco em práticas artísticas coletivas de 05 cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.
O projeto é realizado pelo EMCANTAR com apoio do Instituto Algar e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

  • ENTREDENTES

Projeto de publicação do livro de poesias ENTREDENTES, de Marco Aurélio Faria Coelho, sob o pseudônimo Corélio. Como ações complementares, o projeto prevê o lançamento de um website que disponibilize a obra e videopoemas inéditos, e ainda a realização de dois eventos de lançamento, nas cidades de Araguari e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O projeto é realizado pelo EMCANTAR com apoio do Instituto Algar e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 
 
 

© Copyleft 2010 EMCANTAR - Cultura Educação Meio Ambiente.
Rua Maria Augusta de Morais, 04.
Anexo I. Sala 04.
Conjunto Alvorada.
Uberlândia (MG)
CEP: 38407-069
Fone: (34) 3222-7874 / 7764 / 7966

QuipusO WebSite EMCANTAR.ORG conta com a tecnologia
em gestão de conteúdos da QUIPUS Conteúdo Digital.
www.quipus.com.br