Espetáculos
Conheça os atuais espetáculos do EMCANTAR

Desde seu surgimento, a expressão artística é uma das mais fortes frentes de atuação do EMCANTAR.

Com formatos variados, que demonstram a diversidade de espetáculos e de intervenções artísticas, você pode ter um espetáculo que visita toda a trajetória artístico-cultural do EMCANTAR.

Escutatória - Espetáculo Musical

O espetáculo ESCUTATÓRIA tem o formato de um musical, em que as linguagens da música e do teatro se mesclam, estando as canções permeadas por cenas, coreografias, cenários, figurinos e textos.
Segundo Marco Aurélio Querubim, diretor e fundador do EMCANTAR, o espetáculo foi concebido a partir de um exercício coletivo de criatividade em que quem conta um conto aumenta um ponto na multiplicação das ideias para a construção de uma escultura de histórias.

"O espetáculo é um trabalho totalmente autoral resultante de um amadurecimento do grupo. É leve, dinâmico, inventivo e afetivo, feito por pessoas alegres, que convidam o público a perceber a grandeza no pequeno das coisas", comenta.
Em cena, Querubim interpreta Cirandeiro, um personagem misterioso e excêntrico que perpassa todo o espetáculo conduzindo uma janela cheia de bugigangas, enfeites, brinquedos e instrumentos feitos de garrafas PET, latas de extrato, garrafas de vidro, guizos, etc. "Tudo isso é uma continuação iniciada com o espetáculo Parangolé, que trabalha com objetos reutilizáveis para a exploração do som e da imagem", acrescenta.
O figurino do grupo foi construído por Deferson Melo (que também colabora na concepção do espetáculo) a partir do universo imaginário proporcionado pelo conto VAGAMENTO PENSALUME, e associado a impressões de obras e conceitos que marcaram a história da


Parangolé - Espetáculo Musical

Parangolé

O espetáculo Parangolé, dirigido por Deferson Melo, inaugura uma nova identidade estética de um grupo artístico que vem se consolidando há 14 anos nos caminhos da arte, mesclando elementos estéticos das mídias do kit Parangolé (canções, filme e livro) em forma de espetáculo, mas todos com a mesma essência: a alegria e a brincadeira como possibilidades criativas de encantar o mundo.

Além de ser uma produção artística, o PARANGOLÉ é um convite ao modo de ser brincante, expresso pela brincadeira com fim em si mesma; instigando as pessoas a vivenciar e inventar, cada vez mais, brincadeiras capazes de espalhar a alegria, o otimismo e o encantamento pela vida.

Diante de todo esse universo, o espetáculo é um convite a olhar de uma forma poética para a infância, que não é simplesmente uma fase da vida, mas um estado de espírito em que predominam a brincadeira e o jeito divertido de desvelar o mundo, de fazer arte sendo artista ou arteiro... e, dessa maneira, crianças, jovens e adultos poderão se reconhecer nas inusitadas situações presentes num espetáculo cheio de cores, tons e imagens da infância.


Apresentações Artísticas


A música do EMCANTAR mescla elementos rítmicos, melódicos e temáticos da cultura popular a procedimentos estéticos desenvolvidos com originalidade por seus integrantes, culminando numa arte em que estão presentes a tradição cultural e a inovação, o lirismo melódico e o ritmo contagiante, a brincadeira e a consciência socioambiental. O canto coletivo permitindo a interação e participação do público na apresentação por meio de canções da cultura popular.

 
 
 

© Copyleft 2010 EMCANTAR - Cultura Educação Meio Ambiente.
Rua Maria Augusta de Morais, 04.
Anexo I. Sala 04.
Conjunto Alvorada.
Uberlândia (MG)
CEP: 38407-069
Fone: (34) 3222-7874 / 7764 / 7966

QuipusO WebSite EMCANTAR.ORG conta com a tecnologia
em gestão de conteúdos da QUIPUS Conteúdo Digital.
www.quipus.com.br